segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Encontro de Prefeitos do FrenteSul acontece hoje em Juazeiro

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana, é o anfitrião nesta segunda-feira, do encontro da FrenteSul (Frente Municipalista do Sul do Ceará) que acontece no Verdes Vale Hotel Lazer. A FrenteSul congrega gestores do Cariri, Centro-Sul, Vale do Salgado e parte dos Inhamuns. O Secretário de Saúde do Ceará, José Arruda Bastos é um dos convidados do evento na parte da manhã. Ele aborda questões relacionadas à sua pasta como o funcionamento do Hospital Regional do Cariri, acesso aos serviços básicos de saúde, financiamento da saúde e funcionamento da Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde).

A presidenta da APRECE (Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará), Eliene Brasileiro, apresentará dentro do Projeto APRECE Itinerante o balanço das ações no biênio 2009/2010 e palestrará sobre “Oportunidades e Desafios – Levantamento das Percepções Locais”, Construção da Carta de Reivindicações – Inhamuns/Crateús, articulações com os novos governos Estadual e Federal e os Legislativos (Assembléia, Câmara e Senado Federal), além do balanço das finanças municipais.

Na parte da tarde acontecem oficinas com os secretários municipais abordando temas como a metodologia da Nova Lei da Cota Parte do ICMS no Ceará com técnicos do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), Gestão Ambiental, Diário Oficial dos Municípios e a necessidade de implementação da Lei geral Municipal com os representantes da APRECE.

O prefeito juazeirense considera uma grande honra receber pela segunda vez prefeitos do sul cearense e desta vez em ação conjunta da FrenteSul e APRECE. “Tenho certeza que ao final teremos um encontro além de participativo, bastante produtivo”, avaliou.

Gabinete do Prefeito

Dr. Santana defende projeto coletivo com Crato, Barbalha e Missão Velha para novas avenidas

Dr. Santana deve tratar com os prefeitos de Missão Velha, Barbalha e Crato, respectivamente Washington Fechine, José Leite e Samuel Araripe do estudo conjunto para elaboração de um grande projeto envolvendo estas cidades da Região Metropolitana do Cariri. Segundo Dr. Santana “cada um dos municípios tem projetos para construção de novas avenidas de acesso e saída e o de Juazeiro, por exemplo, é relacionado a Avenida do Contorno e o Anel Viário”. Dr. Santana explica ainda “que essas cidades têm o desejo de fazer avenidas paralelas as já existentes, mas de forma individual, por cada cidade não têm como se viabilizar porque estas não têm a quantidade de habitantes exigidas para integrar o Programa de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades”.

A solução encontrada pelo prefeito juazeirense foi unir forças e fazer um projeto de forma consorciada para apresentar ao Ministério da Cidade visando garantir os recursos necessários através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2. “Com esse projeto pronto ai sim poderemos apresentar no Programa de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. Essas novas avenidas trarão um progresso muito bom e importante para nossa região além de ajudar a descongestionar o trânsito nestas cidades, principalmente aqui em Juazeiro”, destaca Dr. Santana.

O Prefeito de Juazeiro foi indagado por jornalistas sobre o porquê dos recursos para estas avenidas não serem apresentadas por emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para 2011 já que a instituição da Região Metropolitana do Cariri possibilita isso. Segundo Dr. Santana as novas avenidas podem ser construídas com emendas, mas “a bancada cearense priorizou para 2011 no Cariri, recursos para reforma e ampliação do Aeroporto Orlando Bezerra e aproveitando a disponibilidade maior de recursos, a ampliação do Estádio Mauro Sampaio, o Romeirão, porque há recursos mais diretamente para isso até por conta da Copa do Mundo de 2014”. Ele disse também que “o projeto de forma coletiva é caminho para resolver o problema”, concluiu.

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados