terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A missa de ontem e a de hoje

Por Humberto Pinho da Silva
Quando fiz treze anos, meu pai ofereceu-me o missal. Era livro de páginas finíssimas, encadernado a percalina preta, e com o topo das folhas pintadas a encarnado.
Em minha casa era o único que não tinha missal.
Por certo os jovens leitores não sabem o que é o missal. Não é livro grosso, romance dos antigos, que pareciam não ter fim; mas livro de missa, semelhante ao que o sacerdote usa no ambone ou altar.
Bem, era mais pequeno e muito mais leve, contendo: o ordinário da missa, Evangelho e Epistola do dia.
Por ele acompanhava-se o desenrolar do culto, lendo-se as mesmíssimas orações que o padre rezava.
Durante anos, toda a família, aos domingos e dias santos de guarda, vestia a melhor fatiota, e em grupo, de missal na mãos ia para a paróquia mais perto
Um dia tudo terminou; o ordinário da missa, que era em latim, passou para português, e cada paróquia introduziu diferentes orações.
Numa infrutífera tentativa, adquiri livrinho da nova missa. Era folhetinho que cabia na palma da mão, mas rapidamente verifiquei que seu uso era desnecessário, já que havia diferença de preces de Igreja para Igreja; e assim passei a comparecer ao culto de mãos a abanar, repetindo, em coro, o que ouvia e engasgando-me nas frases mais rebuscadas.
Em Portugal ainda houve, em vários templos, a tentativa de deixar, nos bancos, folhas volantes com o “ordinário” e hinos, mas essa inovação caiu em desuso.
No Brasil, e falo do Brasil, porque é a minha segunda pátria, não por direito, mas pelo coração, que periodicamente visito, existe jornalzinho que se busca à entrada do templo com as orações do dia, mas infelizmente nem sempre coincide com o que o celebrante diz.
Vêm o exórdio a propósito da necessidade de se voltar aos missais ou pelo menos existirem folhas plastificadas com o ordinário da missa, evitando-se assim o triste espectáculo da assembleia não entender e desconhecer quando se deve permanecer de pé ou de joelhos.
E se for novato fica com pouca vontade de regressar, já que não há, como acontece no meio evangélico, quem cuide de o receber e orientá-lo.
Manter a situação como está, de imitarmos uns aos outros, é que não me parece a melhor.
Não seria interessante, nas homilias ou inicio da missa, haver o cuidado de abordar o sentido de Eucaristia, já que muitos desconhecem o que se passa durante o culto?
Pode parecer pertinente esta crónica, mas é útil, mormente para os responsáveis reflectirem no assunto e tomarem as medidas mais adequadas, evitando-se cenas caricatas que ocorrem em paróquias menos previdentes.

E-mail: Humbertopinhosilva@sapo.pt
Humberto Pinho da Silva é renomado jornalista português e eminente articulista desta Gazeta de Notícias.

VEJA TAMBÉM:--
Blogue "PAZ"
http://solpaz.blogs.sapo.pt/

5 comentários:

Anônimo disse...

25/4/2011 16:24:03

Recados - Folhetos 1 e 2

FOLHETOS 1 E 2

Seguem para que possam ser anviados em impressos os dois modelos de folders da nossa campanha. Mandamos hoje 50 mil e temos quase outro tanto já pedido. Nós insistimos porém que esta campanha inicial é apenas de estratégia, não de assalto. Deve ser feita na calma, sem alarde. Mais adiante, quando o Céu nos autorizar então faremos a panfletagem, visando acordar o maior número de pessoas. Os que desejam enviar pela internet, podem formatar como anexos, e enviar aos que quiserem. Não "cutuquem" padres e bispos, com estes ajam com esperteza. Deixem que eles sejam alertados pelos outros que lhes levarão o material. E é bom que eles usem os púlpitos para falar contra, assim o povo curioso procura mais. Mas sempre com oração, amor e fé. Deus é conosco, e com Ele não há o que temer.
=====================================================
SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS
COM FIDELIDADE ABSOLUTA A SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI.
TEMOS CERTEZA PLENA DO QUE AFIRMAREMOS AQUI!
E DIANTE DE DEUS, COM RISCO ETERNO DE NOSSA ALMA...
ASSUMIMOS INTEIRA RESPONSABILIDADE POR TUDO:
POR ISSO GRITAMOS...
O JUÍZO FINAL ESTÁ PRÓXIMO
E vereis o Filho do Homem sentado à direita do poder de Deus,
vindo sobre as nuvens do céu (Mc 14, 62)
E ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25, 32).

ACASO VOCÊ ESTÁ BEM PREPARADO? Você é cordeiro ou cabrito? Se o Juízo Final fosse neste momento, para onde você acha que iria? Para o Céu, ou para o Inferno? Só existem estes dois caminhos!

COMO ESTÁ SUA ALMA? Há quanto tempo você não se confessa mais? Como vai sua família em questões de fé? Está preparada? Sua família reza unida? Você sabia que em breve o mundo inteiro mergulhará na Grande Tribulação (Mt 24, 21), que começará ainda neste ano de 2011?

QUER SABER O QUE VAI ACONTECER? Vamos em frente porque citaremos algumas datas, reveladas pelo Céu!

ANTES, POR FAVOR, NÓS IMPLORAMOS: Não escute a quem diz que nada disso acontecerá! Estes são os verdadeiros falsos profetas denunciados por Jesus! Eles dizem: sempre teve isso! Ou: nem Jesus sabia das datas! Mas acaso Deus está proibido de revelá-las agora? Ou ainda dizem: Estes caras são loucos! Isso é satanás quem fala pela boca deles! Louco é quem hoje não percebe ou despreza os sinais de Deus!

PORQUE VIRÁ O HORROR PARA OS MAUS! Mas você que está preparado, com a confissão em dia! Você que reza o terço em Família! Você que ama e não perde a Santa Missa! Você que partilha tudo o que possui! Você que já se desprendeu dos bens deste mundo! Sim, porque TODOS nós perderemos TUDO! Sim, você que vive isso tudo e está ligado em Deus, não precisa temer nada!

Anônimo disse...

ACONTECERÁ EXATAMENTE ASSIM! EIS A GRANDE TRIBULAÇÃO! Será um tempo de uma tribulação tão grande, como nunca houve antes na terra, nem haverá jamais (Dn 12, 1)

01 – Você verá intensificarem-se dia a dia os sinais anunciados nas Escrituras. Aumento de terremotos, desastres climáticos, acidentes, e principalmente crimes e pecados de todos os tipos.
02 – Em setembro deste ano de 2011 deve começar a falência mundial, com a quebra das bolsas de valores, e estas puxarão o resto do mundo, empresas, bancos e governos... E pessoas!
03 – No rastro das falências, começarão as guerras civis especialmente nas nações do aborto, e tudo isso caminhará para o governo do anticristo. Terá início uma grande fome em todo o planeta!
04 – Ao final deste ano já teremos cerceada a liberdade de comunicações via internet, e de expressão porque nosso governo brasileiro foi dos primeiros a pedir isso a nível mundial.
05 – Em 15 de fevereiro de 2012 deve ser apresentado o anticristo ao mundo, porque as nações em crise acharão que ele é o salvador ou messias. Padres e bispos o seguirão e milhares de leigos.

Anônimo disse...

06 – Em 22/02/2012 terminam os 1260 dias de Apocalipse 12, e a partir desta data a qualquer dia deve acontecer a fuga do Santo Padre, porque terá início a grande perseguição da Igreja.
07 – Em, 11 de abril de 2012 deve cair do Céu o primeiro asteroide, que não trará grande estrago físico, mas tremendo pavor, e um alerta aos homens.
08 – Em 23 de maio de 2012 o anticristo, já se sentindo adorado por grande parte dos homens, irá mostrar a que veio, dando início a guerra mundial e a mais terrível perseguição contra a Igreja.
09 – Por volta de setembro de 2012, estando mundo preste a sucumbir a um holocausto atômico, caem do céu grandes pedaços de estrelas, esfacelando o planeta e inviabilizando a guerra.
10 – No momento da queda destes astros acontecerá o grande aviso de Deus, como parte do tremendo esforço do céu para resgatar a humanidade caída no pecado.
11 – Dias depois acontece o retorno do Santo Padre e haverá a celebração de uma Missa no Calvário, quando acontecerá uma série de milagres que levarão a conversão do povo judeu.
12 – Nos dias que seguirem ao astro, o mundo estará envolto em fumaça, e aumentarão a penúria e as doenças. Serão alguns meses de tremenda dificuldade. O mundo estará todo envenenado!
13 – Próximo ao dia 21 de dezembro de 2012, a humanidade verá durante 66 horas um novo astro que segundo os cientistas acabará com a vida do planeta. O terror matará milhares!
14 – No último instante, Deus desviará a pedra, entretanto o planeta mergulhará nos famosos três dias de trevas, que o conduzirão ao natal de 2012, data início da Nova Terra. Poucos estarão vivos então!

Anônimo disse...

15 – O Juízo final acontecerá alguns dias depois, adentrando no início de 2013, mas tal data ainda não pode ser revelada. Depois disso haverá um novo Céu nova terra, como está em Isaías 65, 17-24.

PREPARE-SE, mas com calma. Confissão, Eucaristia, Rosário em família! Agarre-se em Deus, enquanto Ele se deixa encontrar! Quem estiver com Jesus e Maria nada precisa temer.

Para os filhos de Deus, exclusivamente para os que viverem os sacramentos da Igreja Católica, Apostólica Romana, não faltará água, nem comida nem abrigo. Os anjos e santos cuidarão daqueles que restarem da Grande Tribulação, que se encaminha sobre a humanidade a passos de gigante.

Anônimo disse...

SUGERIMOS até para bem entender isso tudo, a leitura dos livros: Mateus Capítulo 24, sobre a Segunda Vinda de Jesus, A Caminho do Fim e Oráculos do Fim. Procure ter os lencinhos gratuitos de Nossa Senhora, para sua proteção contra os gases venenosos e as doenças, que podem ser pedidos pelo telefone 47-3356-1154, ou pelo e-mail > aarao1@gmail.com > Consulte os sites: www.recados.aarao.nom.br > www.fimdostempos.net > www.paideamor.com.br > www.salvaialmas.com.br > Nosso interesse não é vender livros, que são a preço de custo, e sim SALVAR ALMAS. O tempo urge, amanhã poderá ser tarde! Busque! Informe-se! Reze!

Texto produzido por uma equipe de leigos católicos, apostólicos, romanos, confiados plenamente nas mãos de Deus, que SEM MEDO atestam cada letra do acima afirmado! Prepare-se!
“Eis que Eu venho por entre os escombros! Procuro os filhos que Me querem!” “Sereis vós?”
“JESUS!”

Títulos mais acessados