quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Expocrato 2012 homenageará Luiz Gonzaga no seu centenário

A ExpoCrato 2012 terá como tema central o centenário do cantor e compositor, Luiz Gonzaga do Nascimento ( Rei do Baião ). A idéia nasceu do sentimento do povo do Crato, pela gratidão e o vínculo que o homenageado teve com o município cratense, a região do Cariri e a própria Exposição Agropecuária. O projeto, que está sendo apoiado por diversas instituições, públicas e privadas, vem recebendo assinaturas de artistas populares, como radialistas, jornalistas, políticos, representantes de entidades classistas e fãs do Gonzagão. O documento já foi entregue ao presidente do grupo gestor da ExpoCrato, Francisco Leitão Moura, que declarou ser favorável a idéia por achar justíssima a homenagem, motivo pelo qual, segundo Leitão, fará da exposição 2012 uma das maiores festas populares do Brasil, motivada pela homenagem.
A homenagem centenária ao Rei do Baião consiste na caracterização do parque da Expo Crato com imagens e temas que remetem ao universo da obra do artista, bem como a influência de sua musicalidade no cotidiano de um povo. Um dos autores do projeto é o advogado e artista plástico, George Macário de Brito. Explicou que a razão da homenagem é uma retribuição ao amor que Luiz Gonzaga tinha pelo Crato e pela exposição, evento divulgado por ele em toda sua trajetória artística, assim como homenageou cratenses ilustres nas letras de suas músicas como o médico Humberto Macário de Brito, na canção “O vovô do Baião”. O professor e intelectual, Pedro Felício Cavalcanti na música “Eu Vou Pro Crato”, e o Padre Cícero Romão Batista, em “Viva Meu Padim”. George lembrou que esta não é a primeira vez que Luiz Gonzaga é homenageado no Crato. Em 1974 o Rei do Baião recebeu o titulo de cidadão cratense, tendo como autor do projeto de resolução o ex-vereador, Ivan da Conceição Velloso

Um comentário:

Anônimo disse...

HOMENAGEM MAIS QUE JUSTA.
ESPERO QUE NÃO FIQUE SÓ NO TEMAS E FOTOS.
O FORRÓ PÉ DE SERRA DEVE INVADIR AS NOITES DE FESTA.ARTISTAS COMO DOMINGUINHOS,FLÁVIO LEANDRO,JOQUINHA GONZAGA,ETC,DEVEM ESTÁ INCRIDOS NESTA BELA FESTA,SE NÃO,A HOMENAGEM NÃO TERÁ SENTIDO.
SÁVIO BARROS.UMÃS-PE.

Títulos mais acessados