quinta-feira, 16 de agosto de 2012

361 veículos são vistoriados em blitz do Programa de Combate à Fumaça Negra no Cariri

No período de 7 a 9 de agosto, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), vistoriou 361 veículos movidos a diesel durante blitz do Programa de Combate à Fumaça Negra na região do Cariri, no interior do Estado. Ao todo, 20 carros foram multados com emissão de 60% de fumaça negra.
Para medir o índice de emissão de poluentes, é utilizada a Escala de Ringelmann Reduzida, que apresenta alternâncias entre cinco colorações, variando de cinza claro ao preto total. As emissões de 20 e 40% estão dentro dos padrões estabelecidos e nas de 60, 80 e 100% o veículo recebe a multa, que pode variar de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33.
De acordo com a Portaria da Semace Nº 136, de 23 de julho de 2007, os veículos irregulares podem ser beneficiados com a redução de 50% da multa. Mas para que isso ocorra, o responsável pelo veículo deve comparecer à sede da autarquia, dentro de um prazo de 15 dias, a contar da autuação, para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro consegue a redução de 50% do valor.
O objetivo da autarquia com essas operações é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão de material particulado proveniente das descargas dos veículos movidos a diesel que circulam com os motores desregulados. Segundo o coordenador do Programa de Combate à Fumaça Negra, Francisco de Oliveira, “a fumaça emitida pelos veículos a diesel é uma das causas da poluição do ar e uma das responsáveis pelo surgimento de doenças respiratórias”.
Apoio
As fiscalização foram realizadas na Avenida Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes (Crato), na Avenida Padre Cícero (Juazeiro do Norte) e Avenida Leão Sampaio (Barbalha), respectivamente nos dias 7, 8 e 9 de agosto. A autarquia contou com o apoio da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), do Departamento de Municipal de Trânsito (Demutran) e da Diretoria Regional da Semace no Crato (Dicra).
13.08.2012
Assessoria de Comunicação da Semace
comunicacao@semace.ce.gov.br / 85-3101.5554

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados