quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Arte, música, esporte e humor na inauguração oficial do Centro de Eventos do Ceará

Muita música, apresentações artísticas e lazer vão dar o tom do maior evento de lazer já realizado no Ceará. Será o Giro Cultural que acontecerá no sábado (18), no Centro de Eventos do Ceará. A partir das 17 horas, até a 1 hora da manhã do domingo (19), será possível conferir vários ritmos e diversas apresentações artísticas e culturais, shows de humor e apresentações esportivas. Todas as apresentações serão gratuitas e o público poderá curtir cada show com toda segurança. O Giro Cultural marcará a entrega oficial do Centro de Eventos do Ceará.

O basquete de rua vai ser uma das atrações do Giro Cultural. Uma arena será especialmente montada para receber essa turma que, além de jogar muita bola, também vai fazer rolar o som do Hip Hop. Para animar a galera, no intervalo entrarão em cena os agitadores e turma do ritmo break. Cerca de 20 times de bairros de Fortaleza participarão desse evento que vai reunir o melhor do basquete de rua. Para o presidente da Central Única das Favelas no Ceará (Cufa-CE), Preto Zezé, “a presença de manifestações desse tipo e o reconhecimento da Cultura Urbana e a importância da juventude se apropriar do Centro de Eventos como local de integração de cultura, esporte e arte”, ressalta.

Além do esporte, muita música e apresentações artísticas vão dar o tom do maior evento de lazer já realizado no Ceará. Todas as apresentações do Giro Cultural serão gratuitas e o público poderá curtir cada show com toda segurança.

Entre as presenças já confirmadas, temos Daniela Mercury, Roberta Sá, Paralamas do Sucesso, Jesuton, Solteirões do Forró, Garota Safada, Forró dos Plays, Forró Real, Ballet Edisca, MV Bill, pista de Skate Vertical, Basquete, Pavilhão de Humor e muitas outras atrações, o importante é não ficar parado e deixar que a música de todos os ritmos contagie a todos. Algumas apresentações acontecerão simultaneamente. Com isso, será possível conferir a qualidade acústica do Centro de Eventos.

Atrações

A baiana Daniela Mercury, com mais de 20 anos de carreira, apresentará os maiores sucessos dos 13 CDs e cinco DVDs gravados. Daniela é uma cantora que, além dos cuidados com a voz, supervisiona arranjos, pesquisa timbres e valoriza o conceito de cada trabalho. O samba-reggae foi uma escolha e reflete a influência que a cidade do Salvador e sua cultura exercem em sua vida.

A potiguar Roberta Sá lançou o primeiro CD em 2005. Dois anos depois, lançou o segundo álbum e conquistou dois prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte): melhor cantora e melhor álbum. Com ele, Roberta conquistou o disco de ouro pelas mais de 50.000 cópias vendidas. Em 2010, Roberta Sá lança "Quando o Canto é Reza". Atualmente, a cantora está trabalhando no seu quinto álbum, Segunda Pele, lançado pela gravadora Universal.

O "Paralamas do Sucessos" é uma banda de ska e pop rock, formada no Rio de Janeiro no final dos anos 70. Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início, a banda misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.

A cantora inglesa Jesuton foi descoberta pelo apresentador Luciano Huck através de um vídeo postado na internet em que ela arrasava cantando em pleno Largo da Carioca, centro do Rio de Janeiro. Sua voz suave e o repertório contemporâneo encantam a todos.  Alex Pereira Barbosa, mais conhecido pelo nome artístico MV Bill, é um rapper e escritor brasileiro, com grande identificação com o público jovem das grandes cidades.

As apresentações de Forró serão marcadas pelas apresentações da banda “Forró dos Plays” está na estrada desde 2007. Com uma sonoridade que traz pitadas de romantismo aliadas a batidas mais pesadas e bem cadenciadas, o grupo logo caiu nas graças do “público forrozeiro”. O "Garota Safada" também marcará presença no Giro Cultural. O grupo tem origem em Fortaleza e conta com o carismático vocalista Wesley Safadão. O Giro trará ainda o "Forró Real", que apresentará os grandes sucessos dos 13 anos de carreira. A quarta banda de Forró a se apresentar será "Solteirões do Forró". Ela é considerada uma das bandas mais respeitadas no atual cenário forrozeiro, o grupo uniu o autêntico forró nordestino ao contemporâneo, os instrumentos antigos harmonizaram-se com os eletrônicos e esta foi a formula para produzir música de qualidade sem esquecer as raízes.

Criada há 11 anos, na cidade de Fortaleza, Ceará, a Edisca já atendeu mais de 400 crianças e adolescentes diretamente, além de beneficiar outras 2,4 mil pessoas indiretamente, nos seus mais variados projetos, entre eles o Balé Edisca. Nesse caminho, muitas plateias foram conquistadas, entre elas, o rigoroso público francês, que aclamou a iniciativa de diversas maneiras.

Sobre o CEC

Orçado em R$ 479,7 milhões, o CEC é o segundo maior centro de eventos da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, além de poder ser dividido em 48 eventos simultâneos. Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem uma cobertura metálica recortada e perfurada, remetendo às falésias do litoral leste e ao artesanato.

Ao todo, são 152.694 m² de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.

Uma das características do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.

Quadro Geral de Áreas
Área do Terreno: 152.694 m2
Área Módulos de Exposição:1530 m2
Área Total Módulos: 27.540 m2
Área Térreo: 50.126 m2
Área Praça Convivência: 5.928 m2
Área Subsolo: 61.100 m2
Quantidade de Vagas: 3,2 mil vagas
Salas de Exposição 1º Mezanino: 5.200 m2
Salas de Exposição 2º Mezanino: 6.060 m2
Área Total Construída: 152.694 m2

13.08.2012
Coordenadoria de Imprensa da Setur
Carmen Inês


Nenhum comentário:

Títulos mais acessados