sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Crato recebe Natal de Luz, neste sábado

Gazeta de Notícias - Saída da Praça São Vicente às 19H, percorrendo as ruas Dr. João Pessoa, passando pela Praça Siqueira Campos, Rua Dr. Miguel Lima Verde, Praça da Sé, Rua Dom Quintino e encerrando na Quadra Bicentenário

O espírito de Natal continua no Cariri e Centro-Sul. Pela Primeira vez, o Natal de Luz estará desfilando pelas principais ruas do Crato e também em Juazeiro do Norte, no domingo, trazendo a magia do período natalino para a cidade. O evento, um grande destaque na cidade de Iguatu para o Estado do Ceará, atraiu milhares de pessoas. A Prefeitura Municipal do Crato está apoiando a iniciativa, no intuito de levar para os cidadãos a magia do Natal, que conclui o ciclo neste domingo, com a festa do Dia de Reis, em que a cidade, por meio da Fundação mestre Elói e Secretaria de Cultura, realiza o cortejo dos grupos de tradição na Praça da Sé.

Abrindo este maravilhoso desfile temos o primeiro carro, “O Livro”, está sendo conduzido por um Andarilho que saiu há 08 anos e vem percorrendo inúmeros quilômetros ate chegar à terra da água boa para contar a historia de sucesso e a evolução do Iguatu Natal de Luz. Na primeira ala, adolescentes oriundos de programas sociais, vestidas de andarilhos caminham sobre a terra da telha e em pouco tempo expressam com grande alegria a chegada do Natal.

15 alas temáticas desfilarão pelas ruas da cidade

O segundo carro alegórico “Iguatu Terra Prospera” vem representando nossa terra fértil, que mesmo em momentos difíceis de seca e escassez, nosso Deus teve o cuidado de prosperar e garantir o sustento de todas as famílias. Na segunda Ala, adolescentes caracterizados, vêm representando nossas riquezas, como também desejar um Santo Natal a todas as famílias desta prospera cidade. Na terceira ala, Anjos exibem suas coreografias num clima angelical e harmonioso, invadindo os corações de cada pessoa, suplicando para que cada um de nós possamos celebrar este Natal com todas as honras que ele merece.

O Terceiro Carro presépio - um grande presépio vivo abriga o menino Jesus, traz luz e vida a todas as famílias desta acolhedora cidade. Os Reis Magos sobre pernas de pau chegarão à cidade, trazendo presentes simbólicos. O ouro representa a realeza, a mirra simboliza a pureza, e o incenso exprime no intimo de cada um de nós, o sentimento mais puro da fé.

Na quarta ala, os corais da Fundação Edvane Matias e Escola de Musica Erudita Maestro Eleazar de Carvalho, vêm com espírito natalino, transmitindo o significado verdadeiro da comemoração do nascimento de Jesus, nosso salvador e porto seguro. Na quinta Ala, os Espíritos de Natal anunciam que o nascimento do menino Jesus é a mais importante celebração. Quarto carro vem à charrete com os personagens que ilustram com sofisticação e bom gosto o ambiente das casas temáticas: Barbie, Mamãe Noel, Soldadinho de Chumbo, gnomos e cocheiro.

O Quinto carro - Papai Noel vem numa grande geleira, na qual formam-se nuvens de esperança. O bom velhinho, em seu trenó guiado por renas gigantes, saiu do Pólo Norte, desembarcando na Terra da Água Boa. A Sexta ala, jovens representam Papai Noel, o mais rico símbolo de natal. O bom velhinho chega anunciando magia, fé e emoções para o Natal de Luz. Na sétima Ala, jovens vestem-se de Mamães Noel regendo a ópera natalina, fantasiando o reviver da musicalidade nordestina, com grande potencial, exibem coreografias, fazendo o Natal cada vez mais bonito.
A Ala Árvore de Natal, a oitava do desfile, são pinheiros vivos de luz, vida e muita magia, um símbolo da tradição natalina.

O Sexto carro a locomotiva - que em 2010 homenageou o centenário da chegada da Estrada de Ferro à Iguatu, este volta ao cenário do Natal de Luz, trazendo-nos as mais doces lembranças.
A Nona Ala è a da recordação – remonta a memória e a emoção, nos levando a recordar a alegrias dos desfiles anteriores.

No sétimo Carro - magia de ser criança- várias crianças vivem um verdadeiro conto de fadas . Ser criança é a mais linda magia da vida. Sorrir, brincar, correr, pular, ganhar presentes, saborear picolé, sorvete, bombom é sempre o desejo de todas. Por isso precisamos viver intensamente cada instante de nossa vida, tudo tem suas razões.

A décima Ala, as crianças com sorrisos ávidos, olhos brilhando e a ansiedade à flor da pele, se vestem de caixas de presentes, simbolizando o mais puro sentimento de felicidade. Elas encantam a todos pelo brilho e doação neste natal. Na décima primeira ala, talentosas meninas, lindamente vestidas de bailarinas, se envolvem de mistérios no mais profundo esforço e dedicação. A décima segunda Ala são as Fadas, chegam para iluminar essa noite com lanternas acesas trazendo a fantasia e inspiração vinda dos contos natalinos infantis. Décima terceira ala é composta de Gnomos - lindas crianças representam esses espíritos de pequenas estaturas, porém mágicos protetores da nossa natureza. São guardiões de tesouros e amigos de papai Noel, dando brilho e cor, fertilizando a terra.

No oitavo carro Iguatu terra da música – demonstra a herança deixada por nossos filhos ilustres. A música, que sempre reinou de maneira singular na nossa terra, gerando grandes mestres das harmonias e melodias que ecoam pelo Brasil, vem representada pelo símbolo maior da nossa musicalidade: a Asa Branca. A décima quarta Ala, - Arcos, cordas, movimentos suaves e precisos, jovens manifestam o quanto a música erudita de Eleazar de Carvalho ganhou ainda mais força com a Escola de Música Erudita, que vem sendo brilhantemente homenageada nesta ala.
Ala décima quinta é a musica popular, não tem como não identificar inesquecíveis canções de Humberto Teixeira com o nosso eterno Rei do Baião. A Escola de Música Popular, que vem acendendo ainda mais esse espírito musical natural de cada cidadão iguatuense, recebe seu merecido tributo nesta ala.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Crato
Contato (88) 3521.7069

Nenhum comentário:

Títulos mais acessados